Ecoturismo em Alta Floresta

10/07/2014 - Atualizado em 10/07/2014 12:54

 

 

Alta Floresta fica no extremo norte do Mato Grosso, sendo considerada o Portal da Amazônia, por sua localização bem no início da floresta mais famosa do mundo. Tal posicionamento tornou a cidade um polo de ecoturismo do país. Pessoas de todo o mundo visitam Alta Floresta para aproveitar a pesca esportiva, o ecoturismo e para fazer observação de aves.

E Alta Floresta é de fato um local excelente para se observar aves. Na região da cidade são encontradas mais de 600 tipos de aves, e no Parque Estadual do Cristalino, joia do estado do Mato Grosso que faz divisa com o Pará, são encontradas 50 espécies de pássaros exclusivos do parque, além do raríssimo macaco-aranha-de-cara-branca, símbolo do parque e que só é encontrado no Cristalino.

O aumento da procura pelo ecoturismo em Alta Floresta acompanha o crescimento do estado do Mato Grosso. Anualmente 5 milhões de turistas do Brasil e do mundo visitam Mato Grosso, para manter a qualidade, preservar o meio ambiente e atrair mais visitantes, o Governo do Mato Grosso investiu mais de 300 milhões de reais na infraestrutura de turismo nos últimos anos.

Francisco de Carvalho, pesquisador e guia turístico que migrou para Alta Floresta há 22 anos, compartilha essa visão que liga investimentos ao crescimento do turismo, “o investimento sempre teve, mas agora tá aumentando. Por que tá aumentando? Porque isso quer dizer que o estado tá recebendo mais pessoas, e se recebe mais pessoas, preciso de uma estrutura melhor. E é isso que as autoridades estão se preocupando”.

Ecoturismo e pesquisa

Alta Floresta é também muito procurada por pesquisadores, atraídos pelas vasta diversidade da fauna e flora da região e pela qualidade da estrutura dedicada que encontram na cidade. O ornitólogo britânico Stephen Boddington já passou duas temporadas estudando pássaros da floresta amazônica e faz sua recomendação sobre Alta Floresta e o Parque Estadual Cristalino, “aqui na floresta amazônica do Mato Grosso tem tanta natureza, muitos pássaros e este é um lugar maravilhoso para quem gosta de pássaros, quem gosta de natureza em geral”.

 

Se gostou, compartilhe:

2018 - Todos os direitos reservados.