• Eu não sabia tabuada nem leitura
  • Luzia Leite

    16/06/2014

    Luzia Tabuada Dorsina e seu marido aprenderam a ler e até a tabuada com o programa Brasil Alfabetizado.

    Me chamo Dorsina, tenho 62 anos e moro em Cuiabá. Mesmo trabalhando na capital, sempre trabalhei na roça, com agricultura e há 15 anos tenho um pequeno sítio onde trabalho para o sustento da casa com meu marido e nossos oito filhos. Há muitos anos, eu e meu marido escondíamos um segredo, de origem humilde, tanto eu quanto ele não tivemos oportunidade de frequentar escolas e estudar. O passar dos anos e as necessidades da vida nos fizeram aprender um pouco da escrita, sabíamos escrever nossos nomes, o nome de nossos filhos e mais nada, nem tabuada. Contas matemáticas, sabíamos apenas as que conseguíamos fazer de cabeça, nem a calculadora conseguíamos utilizar, o que acabava complicando um pouco nosso trabalho na hora de vender os produtos que plantamos com todo o carinho em nossa terra.

    Há três anos soubemos do programa do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, o Brasil Alfabetizado, era a vida nos dando uma nova chance, uma nova oportunidade de aprender a ler e escrever.

    Desde então, três vezes por semana vamos até a escola, meu marido já sabe ler e escrever, eu aprendi a ler também e agora sei somar, multiplicar e estou decorando a tabuada!

    A revolução da tabuada

    Sim, eu não sabia tabuada, agora que sei, já estou usando para a venda do milho e de outros alimentos que produzimos, também estou anotando tudo em um caderninho, nossos gastos, nossa produção, as despesas que temos com nossos filhos, tudo organizado para saber exatamente como estamos.

    Aprender a ler, escrever e a matemática mudaram nosso cotidiano, mudaram nossa vida. Nos últimos três anos melhoramos nossa qualidade de vida, estamos mais felizes, mais saudáveis, e controlamos todos os nossos gastos.

    Além disso, pude realizar o grande sonho da minha vida, que não consegui realizar em 30 anos de casamento. Finalmente escrevi uma carta de amor para o meu marido.

    2017 - Todos os direitos reservados.