Mato Grosso é o sétimo em transparência

10/06/2014 - Atualizado em 20/06/2014 9:14

Mato Grosso é o sétimo estado com maior transparência do Brasil

Mato Grosso é o sétimo estado em nível de transparência do Brasil

Uma revolução. É assim que podemos descrever o avanço de Mato Grosso no índice de transparência da Associação Contas Abertas. O Estado, que até 2012 ocupava a penúltima posição do ranking se transformou no 7º mais transparente do Brasil no índice publicado em 2014.

Em uma avaliação que vai de 0 a 10, Mato Grosso recebeu 6,90 como média, a maior dos Estados do Centro-Oeste.

As notas fornecidas pelo índice são baseadas por três critérios de avaliação: o conteúdo disponibilizado para o público em geral, Série Histórica e por último Atualização e usabilidade. A média das notas dadas nessas três avaliações compõe o resultado do índice de transparência.

Um dos grandes responsáveis pela mudança, o secretário de Planejamento do Mato Grosso, Arnaldo Alves, confessa que houve muito trabalho para reverter as notas baixas recebidas em 2012, para se ter uma ideia, há dois anos, a nota de conteúdo do Estado era de 1,88, em 2014, esse número subiu para 7,42. As mudanças fizeram com que o Governo do Mato Grosso se transformasse no 5º Estado brasileiro que mais disponibiliza conteúdo para a população.

Outro fator decisivo para a virada do índice foi o decreto assinado pelo governador Silval Barbosa em novembro de 2013 que regulamentou a lei da transparência em Mato Grosso.

Transparência em 2014

Para 2014 o objetivo é melhorar ainda mais a usabilidade das plataformas de acesso aos dados, nesse quesito, Mato Grosso ficou na 11ª posição na avaliação, um grande avanço em comparação a 2012, quando ocupou o 22º lugar, mas ainda há muito o que trabalhar, Para isso, serão melhoradas as ferramentas de visualização de dados, além da capacitação de Conselhos, Sindicatos, Jornalistas e o cidadão em geral para que ele possa acessar com mais facilidade os dados oferecidos pelo Governo.

Baseado na Lei Complementar 131, o Índice de Transparência determina que todos os entes da federação pertencentes as três esferas do poder disponibilizem em tempo real na internet as informações detalhadas das execuções orçamentárias e financeiras de suas administrações.

Para acessar as informações e saber mais sobre o projeto, acesse o site www.transparencia.mt.gov.br.

 

Se gostou, compartilhe:

2018 - Todos os direitos reservados.