Oportunidades em Lucas do Rio Verde

15/07/2014 - Atualizado em 01/08/2014 10:52

Lucas do Rio Verde é a cidade que mais cresce no Estado do Mato Grosso. Seu desenvolvimento gira em torno do agronegócio, sozinha a cidade gera 1% de toda a produção agrícola do Brasil, um feito notável.

Seu desenvolvimento atrai novos moradores em busca das grandes oportunidades que a cidade com maior índice de desenvolvimento do país, 14ª no índice Firjan, apresenta. Como é o caso de Egídio Antônio Fabrízio, que chegou em Lucas do Rio Verde para trabalhar na agricultura em 1986. “Em 86 a cidade era apenas um vilarejo”, recorda Egídio, que atuou como técnico agrícola até 1992, quando mudou de rumo e abraçou uma oportunidade de empreender na cidade. Egídio trocou a agricultura por uma panificadora.

“A partir de um convite feito pela mãe da minha esposa, que na época tinha toda a parte de confeitaria que ela gostava muito de fazer e ela teve o horizonte, ‘ó Lucas do Rio Verde não tem ainda uma panificadora, uma confeitaria que dê ao povo do sul aquilo que ele tinha lá’, a cuca, o bolo, são produtos que temos até hoje de lá. O pão francês mesmo, ainda trabalha com pão assado na pedra. Então tem esses diferenciais que a gente tinha no sul e ainda usa hoje aqui”, conta Egídio, explicando a origem da panificadora que começou com um núcleo familiar, expandiu e já está há 23 anos no mercado.

A Panificadora de Egídio traça um perfeito paralelo com o crescimento de Lucas do Rio Verde. Como o próprio já afirmou, em 86 a cidade era uma vilarejo, em 2014 é a cidade mais desenvolvida do Estado. Sua agricultura mecanizada é tão avançada que a cidade, que ocupa menos que 0,1% do território nacional, produz 1% dos grãos do país. E tem como maior orgulho seu índice de alfabetização, o maior do país, 96% da população é alfabetizada. Lucas do Rio Verde é um exemplo para o resto do estado do Mato Grosso, que também pode se orgulhar de ter nas escolas 97% das crianças em idade escolar.

Cidade de oportunidades

Lucas do Rio Verde é um exemplo a ser seguido pelo seu desenvolvimento recente. A cidade tem, segundo Egídio, aquilo que qualquer um procura, “Lucas tem um diferencial, porque tudo que se procura num lugar é desenvolvimento, indústria e crescimento. E ai veio o desenvolvimento, vieram as indústrias e veio o crescimento. Quer dizer, o lugar era perfeito”.

Não faltam oportunidades em Lucas do Rio Verde, uma cidade nova, em franco crescimento e exemplo pro resto do estado. Uma cidade que soube aproveitar as ações dos governos estadual e municipal, por isso que Egídio resume o pensamento do morador de Lucas do Rio Verde, bom parte de migrantes, “nos orgulha muito morar neste pedaço de chão, porque ajudamos a construir, ajudamos a fazer, sofremos a consequências de toda sua história, sofremos as transformações que houve nessa região e poder ter construído essa cidade e mostrar pro país como é bom estar diante de um cenário de desenvolvimento assim”.

Se gostou, compartilhe:

2017 - Todos os direitos reservados.