Pronatec oferece cursos gratuitos

20/06/2014 - Atualizado em 24/06/2014 15:31

 

A melhor forma de uma pessoa melhorar de vida é através da educação. As oportunidades aparecem quando estudamos, seja um curso profissionalizante, uma educação básica ou uma nova lingua. A sorte sorri para quem está mais preparado. Foi isso que descobriu Silvana Alves, uma futura advogada que acabou de concluir o curso de inglês oferecido pelo governo do Mato Grosso em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.

Quando formou-se no segundo grau, Silvana não achou necessário continuar a estudar, optou por entrar logo no mercado de trabalho. Foi cobradora de ônibus, proprietária de um bar e atualmente é cabeleireira, mas no futuro pretende ser advogada trabalhista. “Quero estudar direito (…)e seguir a área trabalhista, quero defender os trabalhadores. Eu não sou cabeleireira, eu estou cabeleireira”, revela Silvana sobre seu desejo de começar uma faculdade de direito.

Silvana nem sempre teve esse desejo, ele surgiu quando se interessou pelo curso gratuito oferecido pelo governo. Silvana sabia da existências das oportunidades, mas não sabia aonde isso poderia levá-la. Agora, formada no curso, ela já tem outra mentalidade. O curso de inglês mostrou a Silvana que educação é o caminho. Agora ele pretende ingressar numa boa faculdade para avançar com seu novo sonho.

O sonho da Silvana pode ser o de outro mato-grossense, e o caminho para alcançá-lo pode passar por um dos cursos gratuitos do Pronatec, disponíveis em diversos municípios do Mato Grosso. Além dos cursos de lingua, o programa oferece cursos profissionalizantes para as mais diversas áreas, design, engenharia civil, confecção. A maior parte dos alunos formados acaba absorvida pelo setor industrial ou acaba por empreender.

Os cursos oferecidos não são fixos, é importante acompanhar o site da Pronatec para se manter informado sobre as aulas oferecidas em sua cidade.

Mais cursos com o Pronatec

Além da parceria com o Pronatec, os mato-grossenses podem aproveitar os cursos oferecidos por outros parceiros: Senac, Senai e Sisutec.

Se gostou, compartilhe:

2018 - Todos os direitos reservados.