Transporte Escolar Rural

18/07/2014 - Atualizado em 18/07/2014 8:34


O estudo é a melhor forma de uma pessoa crescer na vida. A educação abre portas e estimula o crescimento. Mas para um aluno aprender, ela precisa conseguir ir até a escola. O problema parece pequeno para quem mora em cidades, contudo para alunos de área rural, ir às aulas pode ser uma aventura. Ao menos era, o governo renovou o transporte escolar do estado.

O Governo do Mato Grosso renovou a frota de ônibus para transporte escolar que atendem alunos da área rural do estado, facilitando o translado entre casa e escola destes estudantes, que com a frota antiga ocasionalmente ficavam impossibilitados de chegar por problemas mecânicos. Alguns alunos precisam percorrer o caminho andando, chegando nas escolas já cansados e sujos da poeira dos caminhos de terra.

Ter deixado isso para trás é o que mais alegra o estudante Anderson Dilon da Silva, que mora no sítio Bandeira. Quando os ônibus antigos quebravam na estrada e deixava Anderson e seus irmãos na mão, eles terminavam o percurso até a escola andando, e ouviam piadas dos amigos quando conseguiam chegar. “O ônibus novo tá totalmente melhor, mais segurança, não tem perigo de a qualquer momento quebrar na estrada, é mais confortável”, revela Anderson, que ainda afirma tomar chuva no velho veículo e ouvir brincadeiras dos amigos quando chegava em estado lastimável no colégio.

A vida sem transporte escolar

Anderson afirma que sem o transporte escolar a vida seria outra. “ Se não tivesse o transporte escolar, a dificuldade sera imensa. A escola fica no CPA1, e daqui até lá dá mais ou menos uns 14 quilômetros, ai não ia ter como, né?”, indaga o aluno.

A avô de Anderson, dona Alice Prado de Oliveira, apesar de não ter tido muito estudo, sabe da importância que ela exerce na vida das pessoas, por isso ela lutou para que um dos 986 novo ônibus comprados pelo governo, atendessem os alunos da sua região. Porque afinal de contas, nas palavras da própria dona Alice, “deixar sem estudar não pode”.

Se gostou, compartilhe:

2018 - Todos os direitos reservados.